quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Câncer de Pulmão

Câncer de Pulmão:
Neoplasias malignas que se originam no epitélio respiratório, exceto linfomas, mesoteliomas e os sarcomas.

Cânceres + freqüentes e mais causadores de metástase, em ordem:
Homens: Próstata, pulmão e cólon.
Mulheres: Mama, pulmão e cólon.

Cânceres + relacionados com tabagismo: pulmão, boca, esôfago, cabeça e pescoço, bexiga e pâncreas.
Outros fatores cancerígenos: asbesto e radônio.

Tipos de câncer de pulmão:

# Carcinomas Não-Pequenas Células:

1- Adenocarcinoma (++ freqüênte): localização periférica. Exame padrão ouro para acometimento pleural pelo adenocarcinoma: citopatológico pleural.

2- Carcinoma Epidermóide (Escamoso, Espinocelular) : localização central, linfadenopatia, 25% de todos os cânceres de pulmão, é o que mais cavita, dá Hipercalcemia.

3- Carcinomas Grandes Células Anaplásico: localização central.

# Carcinomas Pequenas Células: é o + agressivo, crescimento ++ rápido, de pior prognóstico, derivados das células de Kulchitsky, localização central e maior causador de síndromes paraneoplásicas (+ SIADH, Síndrome de Cushing).



QC:

Tosse (+ comum);
Hemoptise (necrose do tumor e erosão dos vasos);
Dispnéia (obstrução pela massa tumoral, derrame pleural);
Dor torácica (invasão da pleura parietal, parede torácica e mediastino);
Paralisia diafragmática (envolvimento do nervo frênico);
Rouquidão (envolvimento do nervo laríngeo recorrente esquerdo).


A extensão intra-pulmonar do tumor se dá por via linfática.

Derrame pleural maligno: tem predominância linfocítica e a citologia é positiva em aproximadamente 50-60% dos casos.


Síndrome de Pancoast-Tobias: tumor localizado no sulco superior do pulmão comprimindo plexo braquial, dando dor no ombro e/ou escápula ipsilateral e dor na distribuição do nervo ulnar (com atrofia muscular e paresia distal). Exame: RM de tórax. Associada a Síndrome de Claude-Bernard-Horner.


Síndrome de Claude-Bernard-Horner ou Horner: miose, ptose, enoftalmia e anidrose facial ipsilateral. Geralmente coexiste com a Síndrome de Pancoast-Tobias.


Síndrome da Veia Cava Superior: CA no lobo superior do pulmão direito (+ pequenas células), edema e congestão facial, edema de extremidades superiores, circulação colateral proeminente e turgência jugular. Outros: tosse, síncope, ortopnéia e mediastino alargado.

Doença Metastática: locais mais freqüentemente acometidos.
Adrenais (50%);
Fígado (30-50%);
Ossos (20%);
Cérebro (20%);


Teratoma: massa que está comprimindo a árvore respiratória central ou os pulmões, provocando dispnéia progressiva. RX mostra alargamento mediastinal bilateral. TC de tórax mostra a mistura de densidades na massa, calcificações esféricas ou irregulares. Cd: ressecção cirúrgica.


Carcinóide brônquico: tosse e hemoptise; tumor central, dá metástase. Cd: ressecção cirúrgica. É um subtipo do adenocarcinoma, e de maior sobrevida em 5 anos.


O Timoma e o Timocarcinoma são originários na glândula tímica. Mesmo se a histopatologia mostrar características benignas, deve-se considerar seu comportamento maligno, pelo seu potencial invasivo. O tratamento cirúrgico é a ressecção o tão completa o quanto possível. Na invasão do nervo frênico, deve-se tentar poupa-lo. Se ambos estiverem acometidos, pode-se tirar um e dissecar o outro. Uma espirometria pré-operatória é necessária.


Adenoma brônquico (tipo carcinóide): são derivados das células de Kulchitsky (tecido neuroendócrino), tal qual o carcinoma de pequenas células; tem áreas com densidade de gordura.

Nenhum comentário: